sábado, 21 de outubro de 2017

Tempos Primitivos - O homem das cavernas

    Olá leitores,

  Hoje, trazendo mais uma animação sobre os tempos primitivos - o Homem das Cavernas, de Leandro Pacheco. Uma aula de História da Música direcionada ao 1º ano do Ensino Fundamental, que serve como um vídeo para fixar o conteúdo discutido em sala de aula. Para os educadores, um excelente recurso pedagógico. 



    Referência

PACHECO, Leandro. Homem das Cavernas. Programa Muvizu. 17 mar. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pmld3OvYdc4>. Acesso em: 21 out. 2017.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Tempos Primitivos - O fogo

    Olá leitores,

   Hoje, eu apresento neste espaço o início dos tempos primitivos com a animação intitulada: A descoberta do fogo, com a orientação de André Dalmazzo e Marcelo Coutinho.




    Referência

DALMAZZO, André; COUTINHO, Marcelo. A descoberta do fogo. Canal dos Surdos. 29 mar. 2013. Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=50dHAiyvi_0>. Acesso em: 19 out. 2017.

domingo, 15 de outubro de 2017

Como foi instituído o Dia do Professor?

    Olá caro leitor,

   Você sabe como e quando foi criado o Dia do Professor? Pois bem, o site Portal da Família traz esta informação em sua publicação Você sabe como surgiu o Dia do Professor? e começa explicando, que no dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I baixou um Decreto Imperial, criando o Ensino Elementar no Brasil - um dia que era consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila. 

    Para tanto, o referente decreto dizia, que todas as cidades, vilas e lugarejos tinham que ter suas escolas de primeiras letras. Esse decreto também falava em “descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados”. A proposta era revolucionária, caso tivesse sido cumprida.

    No entanto, somente em 1947, após 120 anos do decreto, é que ocorre a primeira comemoração do Dia do Professor. A comemoração iniciou em São Paulo, em uma escola pequena, localizada na Rua Augusta, nº 1520, na qual existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. Como “o período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período”, então quatro professores organizaram “um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano”. 


    Contudo, “o professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização”. Os docentes Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, então lançaram a proposta com o intuito de que fosse implantada em todo o país.

    Assim, a celebração foi um sucesso, espalhando-se pelo Brasil até ser “oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963”. O documento “definia a essência e a razão do feriado”: para comemorar o “Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

    Referências

IMAGEM Teacher. Você sabe como surgiu o Dia do Professor? Site Portal da Família. Disponível em: <http://www.portaldafamilia.org.br/images/teacher.jpg>. Acesso em 15 out. 2017.

SITE Portal da Família. Você sabe como surgiu o Dia do Professor? Disponível em: <http://www.portaldafamilia.org.br/datas/professor/diaprof.shtml>. Acesso em 15 out. 2017.

sábado, 14 de outubro de 2017

Introdução ao estudo de história

    Olá leitores,

   O presente vídeo do professor Cristiano de Paiva Barroso, intitulado de Introdução ao estudo de história traz conceitos pertinentes sobre o que é a história, qual é o objeto da história, as fontes da história, os sujeitos históricos, a cultura e o tempo, o tempo psicológico, bem como, o tempo cronológico das eras. O material para a referente aula teve como referência bibliográfica o livro História, Sociedade & Cidadania, do autor Alfredo Boulos Júnior.




    Referência


BARROSO, Cristiano de Paiva. Introdução ao estudo de história. SaBer em FoCo - SBFC, 11 mar. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XS4vA0aSeNQ>. Acesso em: 13 out. 2017. 

O que é História?

 


    Para o Portal de Pesquisas Temáticas e Educacionais, "história é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A história analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização". O grego Heródoto viveu no século V a.C e é considerado o "pai da História", pois foi o "primeiro historiador" e pioneiro ao investigar o passado para obter o registro histórico.

    Referências


IMAGEM História da Evolução Humana. A História.com.br - Porque tudo tem uma história. Disponível em: <http://www.ahistoria.com.br/da-evolucao-humana/>. Acesso em: 13 out. 2017.


SITE Sua Pesquisa.com. Conceito de História e seu estudo. Portal de Pesquisas Temáticas e Educacionais. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/historia/conceito_historia.htm>. Acesso em: 13 out. 2017.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Para começar...

    Olá leitores, 

    A construção deste blog surgiu a partir da proposta do módulo O uso de Blogs, Flogs e Webquest na Educação, do Curso de Especialização Mídias na Educação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Na modalidade a distância, a pós-graduação tem por objetivo fomentar discussões sobre o impacto e o uso pedagógico das tecnologias digitais no ambiente escolar.

    O intuito desta atividade é elaborar um blog para a própria disciplina que o professor leciona. Contudo, tendo em vista, que a minha formação é em Comunicação Social - Jornalismo, e não sou docente, optei em construir um blog para a disciplina de História, pois me identifico com a temática e por perceber que os acontecimentos são velozes, mas a história de uma vida ou de um lugar, esta permanece intocável - pronta para ser descoberta e pesquisada.

    Então, sejam bem-vindos e estejam a vontade para comentar, dar sugestões e principalmente REFLETIR sobre o mundo das histórias e das estórias, seja para contar um fato real ou fictício. Abraços!!!