Introdução
A presente atividade tem por finalidade aprofundar os
conceitos da disciplina de história trazendo o Patrimônio
Histórico como estudo, no sentido de fazer com que os estudantes
compreendam a importância da memória histórica e cultural do município de
Pelotas, bem como, fomentar o desejo de serem pesquisadores, interagindo e
dialogando sobre o assunto.
Neste espaço, os estudantes desenvolverão vídeos sobre os antigos prédios e os casarios utilizando o programa Movie Maker e postando-os no blog a ser criado pela turma, uma vez que, preservar o patrimônio histórico e cultural de uma sociedade se faz necessário, pois retrata os hábitos e os costumes, como também, o estilo de vida de seus habitantes.
Neste espaço, os estudantes desenvolverão vídeos sobre os antigos prédios e os casarios utilizando o programa Movie Maker e postando-os no blog a ser criado pela turma, uma vez que, preservar o patrimônio histórico e cultural de uma sociedade se faz necessário, pois retrata os hábitos e os costumes, como também, o estilo de vida de seus habitantes.
Público
A atividade será proposta aos alunos do terceiro
semestre do Curso Técnico em Comunicação Visual, modalidade integrado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas, RS.
Tema
A elaboração de vídeos pelos alunos com o Movie Maker, tendo como temática,
o Patrimônio Histórico do município de Pelotas, no Rio Grande do Sul.
Tempo
A prática desta atividade terá a duração de oito
horas/aulas, correspondendo à três semanas de aula.
Recursos
Para a aplicação da atividade serão utilizados os
seguintes recursos:
Materiais: notebook, computadores, projetor multimídia, quadro, caneta para quadro, material impresso como os livros, as revistas e os folders.
Digitais: web, software Movie Maker,
blog e programas de edição de textos e apresentações
em slides.
Entre os assuntos, os alunos aprenderão sobre o que significa a criatividade e o ato de criar. Os estudantes também assistirão vídeos sobre a temática e sobre as ferramentas Movie Maker e blog. Um do exemplo é o vídeo Você se considera criativo?, que traz esse conceito da criatividade.
Outros materiais que serão aplicados em sala de aula:
KRÜGER, G. J. Os ladrilhos hidráulicos no patrimônio
arquitetônico urbano na zona central de Pelotas. 3° Colóquio
Ibero-Americano. Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto - desafios e perspectivas.
Belo Horizonte, de 15 a 17 set. 2014. Disponível em: <http://www.forumpatrimonio.com.br/paisagem2014/artigos/pdf/360.pdf>. Acesso em: 12
ago. 2015.
VÍDEO. Nosso Patrimônio - Biblioteca Pública Pelotense. Prefeitura
de Pelotas. Publicado em: 3 set. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wfnC6iX_Jzc>.
Acesso em: 17 ago. 2015.
VÍDEO. RIBEIRO, E. Movie Maker/Edição de vídeos para
iniciantes - Tutorial de ferramentas básicas. Canal Newbie Vídeo Aulas. 29 ago.
2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1H_2_Q8akuA>. Acesso em: 21
out. 2017.
Tarefa
Os alunos
irão elaborar e editar vídeos sobre o patrimônio histórico da cidade de
Pelotas, utilizando o software Movie Maker, com a finalidade
posterior, a publicação no blog a ser construído pelos
estudantes. Conforme a seguir:
- No primeiro momento haverá uma conversa com os
discentes sobre o tema e então, haverá a disponibilização de materiais
impressos como livros, revistas e folders, bem como, a web para
a pesquisa da história dos casarios antigos pelotenses.
- Logo, os estudantes se dividirão em seis grupos com quatro alunos cada, escolhendo um ou mais patrimônio histórico para a elaboração dos vídeos.
- Logo, os estudantes se dividirão em seis grupos com quatro alunos cada, escolhendo um ou mais patrimônio histórico para a elaboração dos vídeos.
- Os grupos darão início à escrita dos roteiros, ao
mesmo tempo, em que vão definindo quais imagens irão compor os vídeos.
- Após a revisão dos textos realizada pela docente, cada grupo dará início à edição do seu vídeo.
- Após a revisão dos textos realizada pela docente, cada grupo dará início à edição do seu vídeo.
- Com os vídeos finalizados, os alunos elaboram
o blog para disponibilizar tais produções.
- E por último, uma mostra será organizada pelos estudantes na instituição para exibir os vídeos à comunidade escolar.
- E por último, uma mostra será organizada pelos estudantes na instituição para exibir os vídeos à comunidade escolar.
Avaliação
A atividade será avaliada por meio da observação das
etapas de desenvolvimento do vídeo e de um questionário que será aplicado aos
alunos, verificando a compreensão da temática e a capacidade de elaboração do
vídeo pelo grupo de estudantes envolvidos.
Conclusão
A motivação para elaborar esta atividade surgiu por
compreender, que conhecer a história de um lugar é essencial para a
constituição de si próprio, do singular e da vida, assim como, entender o meio
em que se vive. Os acontecimentos são velozes, mas a história de uma vida ou de
um lugar, esta permanece intocável - pronta para ser descoberta e pesquisada. E
é isso, que os estudantes farão sobre o patrimônio histórico de Pelotas.
Pesquisar, ler e até mesmo, visitar os prédios antigos para colher informações
e fotografá-los para de fato, realizar a atividade.
Desta
forma, a produção de vídeos sobre um casario torna-se imprescindível, visto o
patrimônio histórico de uma cidade ter um papel relevante no que constitui a
história e a cultura de uma civilização para o entendimento da humanidade. Mais
importante ainda, que os vídeos servirão de fonte de pesquisa para os leitores
do blog, assim como, divulgará a história do município de Pelotas e para a
comunidade - entenda-se como um local de descobertas, uma vez que, o material
estará disponibilizado em forma de vídeo para o livre acesso.
Referências
IMAGEM. Bibliotheca Pública Pelotense. Disponível em: <http://static.panoramio.com/photos/large/47412960.jpg>. Acesso em: 21 out. 2017.
VÍDEO. HORN, G. Você se considera criativo? 04 jan. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kQI2KoZZ3YQ>. Acesso em: 05 out. 2015.
VÍDEO. HORN, G. Você se considera criativo? 04 jan. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kQI2KoZZ3YQ>. Acesso em: 05 out. 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário