WebQuest

Patrimônio Histórico



Bibliotheca Pública Pelotense



     Introdução
   A presente atividade tem por finalidade aprofundar os conceitos da disciplina de história trazendo o Patrimônio Histórico como estudo, no sentido de fazer com que os estudantes compreendam a importância da memória histórica e cultural do município de Pelotas, bem como, fomentar o desejo de serem pesquisadores, interagindo e dialogando sobre o assunto. 
   Neste espaço, os estudantes desenvolverão vídeos sobre os antigos prédios e os casarios utilizando o programa Movie Maker e postando-os no blog a ser criado pela turma, uma vez que, preservar o patrimônio histórico e cultural de uma sociedade se faz necessário, pois retrata os hábitos e os costumes, como também, o estilo de vida de seus habitantes. 

   Público
  A atividade será proposta aos alunos do terceiro semestre do Curso Técnico em Comunicação Visual, modalidade integrado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus Pelotas, RS.

     Tema
    A elaboração de vídeos pelos alunos com o Movie Maker, tendo como temática, o Patrimônio Histórico do município de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

     Tempo
  A prática desta atividade terá a duração de oito horas/aulas, correspondendo à três semanas de aula.

     Recursos
     Para a aplicação da atividade serão utilizados os seguintes recursos:

     Materiais:
 notebook, computadores, projetor multimídia, quadro, caneta para quadro, material impresso como os livros, as revistas e os folders
   Digitais: web, software Movie Maker, blog e programas de edição de textos e apresentações em slides.  

     Entre os assuntos, os alunos aprenderão sobre o que significa a criatividade e o ato de criar. Os estudantes também assistirão vídeos sobre a temática e sobre as ferramentas Movie Maker e blog. Um do exemplo é o vídeo Você se considera criativo?, que traz esse conceito da criatividade.


Outros materiais que serão aplicados em sala de aula: 

KRÜGER, G. J. Os ladrilhos hidráulicos no patrimônio arquitetônico urbano na zona central de Pelotas. 3° Colóquio Ibero-Americano. Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto - desafios e perspectivas. Belo Horizonte, de 15 a 17 set. 2014. Disponível em: <http://www.forumpatrimonio.com.br/paisagem2014/artigos/pdf/360.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2015.

VÍDEO. Nosso Patrimônio - Biblioteca Pública Pelotense. Prefeitura de Pelotas. Publicado em: 3 set. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wfnC6iX_Jzc>. Acesso em: 17 ago. 2015.

VÍDEO. RIBEIRO, E. Movie Maker/Edição de vídeos para iniciantes - Tutorial de ferramentas básicas. Canal Newbie Vídeo Aulas. 29 ago. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1H_2_Q8akuA>. Acesso em: 21 out. 2017.

     Tarefa
   Os alunos irão elaborar e editar vídeos sobre o patrimônio histórico da cidade de Pelotas, utilizando o software Movie Maker, com a finalidade posterior, a publicação no blog a ser construído pelos estudantes. Conforme a seguir:

- No primeiro momento haverá uma conversa com os discentes sobre o tema e então, haverá a disponibilização de materiais impressos como livros, revistas e folders, bem como, a web para a pesquisa da história dos casarios antigos pelotenses. 
- Logo, os estudantes se dividirão em seis grupos com quatro alunos cada, escolhendo um ou mais patrimônio histórico para a elaboração dos vídeos. 
- Os grupos darão início à escrita dos roteiros, ao mesmo tempo, em que vão definindo quais imagens irão compor os vídeos. 
- Após a revisão dos textos realizada pela docente, cada grupo dará início à edição do seu vídeo.
- Com os vídeos finalizados, os alunos elaboram o blog para disponibilizar tais produções. 
- E por último, uma mostra será organizada pelos estudantes na instituição para exibir os vídeos à comunidade escolar.

     Avaliação
  A atividade será avaliada por meio da observação das etapas de desenvolvimento do vídeo e de um questionário que será aplicado aos alunos, verificando a compreensão da temática e a capacidade de elaboração do vídeo pelo grupo de estudantes envolvidos.

     Conclusão
    A motivação para elaborar esta atividade surgiu por compreender, que conhecer a história de um lugar é essencial para a constituição de si próprio, do singular e da vida, assim como, entender o meio em que se vive. Os acontecimentos são velozes, mas a história de uma vida ou de um lugar, esta permanece intocável - pronta para ser descoberta e pesquisada. E é isso, que os estudantes farão sobre o patrimônio histórico de Pelotas. Pesquisar, ler e até mesmo, visitar os prédios antigos para colher informações e fotografá-los para de fato, realizar a atividade.     
  Desta forma, a produção de vídeos sobre um casario torna-se imprescindível, visto o patrimônio histórico de uma cidade ter um papel relevante no que constitui a história e a cultura de uma civilização para o entendimento da humanidade. Mais importante ainda, que os vídeos servirão de fonte de pesquisa para os leitores do blog, assim como, divulgará a história do município de Pelotas e para a comunidade - entenda-se como um local de descobertas, uma vez que, o material estará disponibilizado em forma de vídeo para o livre acesso. 

     Referências
IMAGEM. Bibliotheca Pública Pelotense. Disponível em: <http://static.panoramio.com/photos/large/47412960.jpg>. Acesso em: 21 out. 2017.

VÍDEO. HORN, G. Você se considera criativo? 04 jan. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kQI2KoZZ3YQ>. Acesso em: 05 out. 2015.


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